domingo, 23 de março de 2008

026 - XADREZ PARA CRIANÇAS

1º ANO/9 MOSTRA QUE APRENDER XADREZ É FÁCIL E DIVERTIDO!


Minha turma: 1º ano/9 Disciplina: Matemática



Gente, montei uma programa nas aulas de matemática para os meus alunos com o jogo de xadrez.

o objetivo da atividadeé de conhecer a origem do xadrez, suas peças, funções e movimentações e a partir desses conhecimentos introduzirmos a prática do xadrez desenvolvendo a habilidade de concentração, atenção, raciocínio lógico, lateralidade, estratégias e outros melhorando o rendimento escolar, conscientizando a importância das regras e do trabalho em equipe.



O interesse dos alunos foi unânime. Mesmo com apenas seis anos de idade, a curiosidade de conhecer os dois exércitos e suas funções trouxe para a turma uma nova perspectiva da aprendizagem da matemática.






Através de histórias contadas por mim e pesquisas realizadas em casa, os alunos aprenderam que o xadrez possivelmente originou-se na índia com o nome de “chaturanga” e após ir para a Europa, tomou um novo formato, nome e regras. Descobriram que o xadrez é a segunda modalidade de esporte mais praticada no mundo, perdendo somente para o futebol.
Os alunos conheceram o campo de batalha (tabuleiro), os dois exércitos(branco e preto), suas peças, movimentações e funções: Rei (peça mais importante e deve ser protegida por todos do seu exército, caminha de uma em uma casa para todos os lados, menos na diagonal), Rainha ( inteligente e corajosa, protege o seu rei em todas as partes do tabuleiro ), Bispo (é o mais inteligente e o mais confiável do rei, caminhando só na diagonal para proteger-lo), Cavalo (forte e potente salta três casa sempre em “L”), Torre (vigia o exército inimigo, caminha para as direções norte, sul, leste e oeste) e os Peões (são os mais corajosos, sempre avançam para frente e nunca recuam, formando a comissão de frente do exército).


Foi instigante para a turma iniciar no concreto o que é como é e para que jogar xadrez.
Alguns alunos já estavam bem atentos, orientando seus parcei-
ros de xadrez, mostrando como acontecem as movimentações das peças. Outros souberam pensar corretamente estratégias de defesa para o Rei do seu exército não ser vencido. Uma aluna pensou em desistir, mas seus colegas juntamente com a professora a incentivaram, fazendo-a perceber que o verdadeiro vencedor nunca desiste mesmo perdendo uma batalha e acreditem essa aluna fez xeque-mate vencendo o rei do exército inimigo. Mais que uma lição de jogo, uma lição de vida.
Os alunos ficaram atentos a todas as coordenadas da professora e estavam decididos a aprender para futuramente ensinar seus irmãos, pais, vizinhos e amigos.
No momento do recreio, alguns alunos pediram para levar o tabuleiro para a praça. Um grupinho de oito alunos ficou todo o tempo do recreio concentrado no jogo de xadrez e até crianças de outras turmas se aproximaram curiosas pela novidade que estavam vivenciando!

Foi um momento de muita alegria, concentração, colaboração e respeito mútuo.
Parabéns alunos do 1º ano/9!

OBS: No decorrer do ano, iremos trabalhar a nossa função como parte integrante do Exército de Deus.
Em breve teremos mais notícias! Aguardem!

3 comentários:

Unknown disse...

Fernanda, parabéns pela iniciativa. Ser educadora é buscar sempre formas diferentes de ensinar e aprender. A construção do conhecimento, que acontece dentro e fora da sala de aula, deve ser algo prazeroso e instigante.

Abraços,
Marthinha (Lab.de Pedagogia do Uni-BH)

Fernanda Amaral Borges é pedagoga e pós-graduanda em psicopedagogia. Atua na área da educação há 18 anos, é casada, mãe de dois filhos e ama a vida! disse...

Marthinha!

Obrigada pelo carinho!!!
Abraços!!!
fernanda

EDGAR GOIS disse...

Olá meu nome é EdgarGois, ameia a sua iniciativa e fiquei com muita vontade de desenvolver o projeto com os meu alunos (6° ano/9° ano) vc poderia me dar mais algumas dicas?? desde já te agradeço!!!