domingo, 25 de abril de 2010

O Mito Procrusto e a Educação

Qual e relação que podemos fazer entre o
Procrusto e a Educação contemporânea?
Leia e reflita:
Havia um caminho num local deserto à margem da estrada que ia de Mégara para Atenas, que era bastante longo, tendo que haver, assim, um lugar para o repouso dos viajantes. Este lugar era a casa de Procrusto.
Ele convidava os viajantes a se hospedarem em sua casa, para repousarem. Porém só tinha uma cama muito grande e outra cama minúscula. Durante a noite, Procrusto procurava adequar o viajante à cama escolhida, serrando os pés dos que optavam pela cama pequena ou esticando os que escolhessem a cama grande. Os viajantes deveriam caber perfeitamente, sendo esticados caso fossem muito pequenos e cortados, caso fossem altos demais para caber na cama. O objetivo de Procrusto era colocar cada um na sua medida, ou melhor, no seu métron.”


Diante deste mito apresento-vos o meu parecer:
Analogicamente, este mito é uma agregação ao cenário educacional...
Nossos alunos sofrem uma exclusão em diversos fatores preponderantes na sociedade...
A escola é um reflexo da cidadania ou da falta dela inserida no contexto social...
Existe individualidade? Ao meu parecer sim, somos individuos, únicos no ser, pensar e agir.
E na escola, os alunos são tratados como indivíduos? Claro que não. Os alunos são tratados como massa, como coletivo, como números... eles são excluídos em todo tempo. Reforço que, não apenas na deficiência física dos alunos, mas, na própria deficiência da educação na sua forma de educar.
Nossa educação é engessada? Sim. Nossos alunos devem se adequar a maneira de aprender porposta pelas instituições de ensino. As escolas devem se adequar ao plano de curso exigido pelo MEC. O Brasil devem se adequar ao ensino 'ideal" de um país do primeiro mundo. É um ciclo engessado, vicioso, errado, egoista, injusto e desrespeitador. Isso, porque a questão política considera ser certo educar desta forma ou daquela outra...
Inclusão X Exclusão? Sim. É uma dicotomia intrisseca que tenta incluir sem se preparar, o aluno portador de alguma deficiência a uma realidade que não atende as necessidades específicas de cada aluno. Por isso, este mesmo aluno abraçado pela inclusão é excluído. E há também a clássica exclusão dos alunos que tem dificuldade no aprendizado, a exclusão dos que são mais "levadinhos", a exclusão dos que não prestam atenção em nada... Na verdade, eles também estão ali, inseridos dentro do contexto escolar, mas que, por motivos de força maior todos devem se adequar ao método e a forma de aprender daquela escola. Não são valorizados e respeitados na sua individualidade.
Quem são nossos alunos? Nossos alunos são seres únicos, diferentes entre si. Capazes de transceder os meros padrões educacionais impostos pelo governo e pelas instituições de ensino. Se pararmos de cortar e esticar os pés, como o Procrusto, iremos ver gradativamente a Ordem e o Progresso de fato na nossa Educação Brasileira.Quem sabe um dia a gente veja essa ideal arte no nosso ensino... Sem cortes, sem esticões.
Fernanda Amaral
Fonte:Aula Psicopedagogia FUMEC-Bh

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