segunda-feira, 18 de maio de 2009

QUEM FOI TARSILA DO AMARAL?

Minha amiga Alcione e eu elaboramos um projeto interdisciplinar... CONFIRA...
PROJETO:
TARSILA DO AMARAL PARA CRIANÇAS

JUSTIFICATIVA:

A arte é uma expressão que devemos valorizar em todos os seus seguimentos, contextos seguimentos e épocas.
Deste ponto de partida, criamos o projeto alusivo a arte moderna com obras pintadas pela artista plástica Tarsila do Amaral, para enaltecimento de uma das artistas que melhor representa a arte brasileira.
Com isso, abrilhantaremos e enriqueceremos nossos conhecimentos sobre as obras de artes que até nos dias de hoje permeiam o mundo inteiro.

OBJETIVO GERAL:
- Propagar a arte moderna através da escolha de uma artista plástica da época.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Valorizar a arte moderna.
- Desenvolver o gosto pela arte num todo com o foco nas pinturas da arte moderna.
- Enriquecer os conhecimentos sobre a arte moderna.
- Conhecer a história de vida de Tarsila do Amaral.
- Admirar as obras feitas pela artista Tarsila do Amaral.
- Aguçar o dom artístico em alguns alunos.
- Realizar releituras das obras da artista.

PÚBLICO ALVO:
Alunos do 3º ano/9 do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO:
Biografia da autora:
Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920. Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem se casou em 1924, o chamado Grupo dos Cinco.Tarsila do Amaral nasceu em Capivari SP em 1886. Estudou com Pedro Alexandrino, a partir de 1917, e depois com George Fischer Elphons, em São Paulo. Em Paris freqüentou a Académie Julien, sob a orientação de Émile Renard. Entrou em contato com Fernand Léger, cujo estilo a marcou sobremodo, André Lhote e Albert Gleisse, e estruturou sua personalidade artística a partir das influências cubistas. Em 1922 participou em Paris do Salão dos Artistas Franceses.Retornando ao Brasil em 1924, percorreu as cidades históricas mineiras em companhia do escritor francês Blaise Cendrars. Deslumbrada com a decoração popular das casas dessas cidades, assimilou a tradição barroca brasileira às recém-adquiridas teorias e práticas cubistas e criou uma pintura que foi denominada Pau-Brasil. Essa pintura inspirou um movimento, variante brasileira do cubismo, e influenciou Portinari.
Em 1926 Tarsila expôs na galeria Percier em Paris. Iniciou-se então sua fase antropofágica, de retorno ao primitivo, da qual o exemplo mais notável é o quadro "Abaporu". Presente na I e II Bienais de São Paulo, foi premiada na primeira. Na Bienal de São Paulo de 1963, sala especial foi dedicada à retrospectiva de sua obra. Foram apresentadas suas diversas fases e deu-se destaque ao quadro "Operários" (1933), da fase social, em que as cores são mais sombrias mas a nitidez anterior é conservada. Outra obra do mesmo período é "Segunda classe".Tarsila esteve ainda representada na mostra Arte Moderna no Brasil (1957), na XXXII Bienal de Veneza (1964) e na mostra Arte da América Latina desde a Independência (1966). Em 1960 o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou retrospectiva de sua obra. Entre suas demais telas destacam-se "A negra", no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e "São Paulo", na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tarsila morreu em São Paulo SP em 17 de janeiro de 1973.


DESENVOLVIMENTO:
Faremos uma apuração dos conhecimentos prévios sobre a arte num geral. Todos terão direito de voz para falar de que tipo arte cada um admira. Em seguida, mostraremos uma obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral para observação na tela do computador. Cada aluno deverá escrever no caderno o que entendeu da obra, o que achou de maior interesse, que tipo de sentimento ele teve ao contemplar a obra e etc...
No próximo slaed, os alunos verão o nome do tema que irão estudar a partir de então.
Adiante, visualizarão várias perguntas alusivas a vida de Tarsila e de suas obras. Os alunos também terão a oportunidade de verem um vídeo que relata o momento histórico da vida da artista e suas próprias obras neste período histórico.
Os alunos terão uma belíssima oportunidade de conhecer mais a fundo o que é ser um artista na aptidão, no talento e na paixão.
Disponibilizaremos um site com um jogo que é um quebra-cabeça da obra artística “urutu” de Tarsila do Amaral.

Para culminÂncia do projeto, como produto final, os alunos realizarão três releituras de uma das obras de tarsila do Amaral.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual, ou seja, ela acontecerá em todo tempo através de observações, através da participação da criança nas rodas de conversa, através das descobertas sobre a autora estudada e em todo o momento a professora verificará se o aluno cumpriu o objetivo traçado por ela. Ela verificará se as metas foram alcançadas com pleno êxito e se a criança absorveu com eficácia o conteúdo proposto.

Nenhum comentário: