sexta-feira, 4 de abril de 2008

028- DINÂMICA "AQUECIMENTO GLOBAL"

"NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO
TODOS NÓS JUNTOS"

Esta é uma das dinâmicas que já realizei em reuniões do Corpo Docente, na faculdade durante a aula de palnejamento e avaliação institucional e em outras ocasiões que contemplavam a relevância do trabalho em equipe.

A pedido de Vanessa, uma visitante do meu blog, relacionei esta dinâmica com o aquecimento global, onde para termos um mundo melhor não basta algumas pessoas terem consciência. É preciso que TODOS se unam de tal forma, que os objetivos sejam alcançado com êxito e satisfação. Combater o aquecimento global não é uma tarefa de um povo isolado, mas sim de todos os povos do Mundo globalizado.

Como realizar a dinâmica:

1º) Prepare uma caixinha surpresa com os seguinte materiais dentro:
- 01 fita crepe
- pedaços de barbante cortados + ou- uns 8o cm (01 para cada participante)
- 01 texto para reflexão

2º-) Mostre sua caixa para o grupo envolvido... faça um suspense... Deixe um ar de curiosidade e interesse pela dinãmica...

3º-) Chame voluntariamente para perto de você um grupinho de 5 a 7 pessoas. Os que sobrarem estarão participando na OBSERVAÇÂO das reações e atitudes dos que estarão na frente.

4º-) Abra sua caixa surpresa e tire de lá os pedaços de barbantes( faça uma festa, fique empolgado e continue deixando todos curiosos. Faça perguntas do tipo: Pra que será esse monte de barbante? Alguém tem alguma idéia? Deixe mais uma vez um suspense no ar...

5º-) Abra novamente sua caixa surpresa e tire de dentro dela a fita crepe. Marque o chão onde o grupo irá pisar com a ponta do pé na linha feita de fita crepe. (Obs: é com a pontinha do pé e não na ponta do pé feito bailarina, ok?). e , + ou - 3 mestros a frente deles, faça a mesma marcação.

6º-) Dê as seguintes instruções:
- Todos irão pisar na linha(mostre o lugar que você marcou com a fita crepe)
- Agora, todos irão amarrar o barbante na calcanhar da perna esquerda(entregue os barbantes. um barbante para cada participante)
- Agora vocês irão amarrar o barbante no calcanhar esquerdo do colega do seu lado
- ATENÇÂO!!! (foque esse atenção) TODOS JUNTOS, nada mais e nada menos do que JUNTOS irão chegar até a linha que está na frente de vocês.
- Lembrem-se que a ponta pé estará na linha feita de fita crepe, onde todos irão partir.

7º-) Avise que no três eles poderão se mexer para alcançarem o objetivo. Conte: 1,2e3. VALENDO....

8-) Neste instante, cada um irá se movimentar de uma forma e todos cogitarão que o grupo irá acompanhá-lo. Sua única intervenção será: Fale bem alto e seja taxativo pedindo para que todos voltem. Isso irá acontecer até que um e outro comesse a comunicar com o colega que está ao lado. enquanto todos não sairem juntos , mande voltar. seja chato mesmo... faz parte da dinâmica.

9-) Aos poucos TODOS irão falar a mesma linguagem... o que impunha no início, passa a ouvir aquele que tentou, tentou falar e não conseguia... Deixe fluir de acordo com a circunstãncia...

10-) Não abra maão de unidade dos pés, dos passos e dos movimentos. Tudo tem que está em comunhão, todo os corpo, todos os movimentos. se todos saírem com o pé direito, todos deverão dra o segundo passo com o esquerdo... Se isso não acontecer, não desiste de mandar a grupo voltar. isso faz parte da dinâmica.

11-) Chegado o momento da conquista, onde todos conseguem chegar em unidade, em equipe. Abra uma discussão ente eles. Faça perguntas do tipo: O que eles acharam. O que eles perceberam. Como eles se sentiram. Abra um espaço para quem estava do lado de fora só na observação. Deixe o assunto fluir, mas faça sempre um comentário seu frente as respostas colocadas pelo grupo.

12-) Enalteça agora, a necessidade que temos de trabalhar em equipe.
é preciso saber ouvir.
é preciso saber se impor
é preciso mudar sua vontade
é preciso abrir mão de algo
é preciso respeitar o semelhante e etc...

13-0 relacione essas compet~encias com o que podemos fazer JUNTOS para termos um Mundo melhor? Abra um debate. Anote no quadro ou peça alguém para anotar as idéias que surgiraõ de acordo com o a nessecidade local da comunidade. Leve cada um a refletir sobre o seu papel na sociedade. Enfatize que toda mudança começa primeiro em mim. o "EU" precisa mudar. Faça perguntas alusivas ao aquecimento global tipo: Por que a cidade está tão poluída? por que temos enchentes nas cidades grandes? Por que o clima está mudando? Leve o grupo a refletir sobre sua ação. Concientize que uma ação bem feita pode mudar positivamente uma geração e que uma ação mal feita também pode mudar uma geração.

14-) Após essa rápida reflexão diga que você separou um texto para culminara dinãmica e tire-o da caixa surpresa.
Vou postár o texto em breve!

Espero que tenha atendido a seu pedido Vanessa.
Aliás, de onde você é?
Abraços
Fernanda Amaral

3 comentários:

Fernanda Amaral Borges é pedagoga e pós-graduanda em psicopedagogia. Atua na área da educação há 18 anos, é casada, mãe de dois filhos e ama a vida! disse...

Enviado para o meu e-mail

olá meu nome é vanessa lemos e gostaria de lhe pedir um auxílio.
estive olhando o seu blog e achei interessante gostaria de lhe pedir algumas dinamicas ou brincadeiras sobre o aquecimento global para poder apresentar na sala de aula de jovens e adultos se puder me ajudar sou grata pela atenção boa semana aguardo seu retorno abraço !!vanessa

Unknown disse...

Oi, meu nome é Joana eu gostaria de uma ajuda, preciso aplicar uma dinamica sobre o saber ouvir, vc pode me ajudar? obrigada desde já.

Unknown disse...

Cada aluno vai amarrar a ponta do barbante no calcanhar da sua perna ESQUERDA e depois amarrar a outra ponta do barbante no calcanhar da perna ESQUERDA do colega do lado, é isso?